quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Clepsidra: como fazer um relógio d'água


História

A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pelo Homem para medir o tempo e utilizada ao longo da história para medir períodos curtos, tais como:

       A duração de um discurso de defesa (justice) na Grécia antiga;

       A duração dos turnos de guarda das legiões romanas;

       Medição do tempo durante a noite ou em condições meteorológicas que não permitiam o uso de relógios de Sol.


Material

1 garrafa PET

Tesoura

Água


Como fazer



1º Corte ao meio uma garrafa PET de 2 litros. Fure a tampa com um prego, usando martelo.

2º Pegue a metade da garrafa com a tampa (A) e coloque de cabeça para baixo dentro da outra metade da garrafa (B).

3º Encha o recipiente A com água de modo a que comece pingar na outra metade (B) Deixe escorrer por alguns minutos e marque, com caneta, a altura da água acumulada em B. Repita a operação até a água acabar em A.

4º Volte agora toda a água A. Quando o nível de água atingir a primeira marca de caneta, terão sido transcorridos tantos minutos; quando chegar na segunda marca, o dobro de minutos e assim por diante.

Na prática

Fizemos no meses de junho e julho nossa própria clepsidra em casa, seguindo todos esses passos descritos acima. Ao final, o trabalho foi apresentado ao professor no dia 30 de julho de 2015, e obtivemos uma precisão razoável em nossa clepsidra de 2 minutos. Veja uma foto dela a seguir:



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

10 invenções incríveis para obter e economizar água


Artigo originalmente escrito por Thales Azamor para o site Lista10


Créditos da Foto: Earth Easy

1. Life Straw purifica a água imediatamente

LifeStraw é semelhante a um canudo grande, onde a pessoa suga a água imprópria para o uso de um lado e ela sai potável do outro lado instantaneamente. O dispositivo mede 25 centímetros e elimina, micro-organismos causadores de diarreia, disenteria, tifoide e cólera, além de salmonela e outras bactérias causadoras de doenças.

2. Chuveiro obriga a sair quando já usou muita água

O chuveiro Eco Drop possui círculos com tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Com o passar do tempo a sensação se torna tão incômoda que acaba forçando a pessoa a sair do banho.

3. Pia utiliza água desperdiçada para regar planta

Batizada de Jardim Zen a pia têm um canal que aproveita a água da lavagem das mãos para molhar as plantas. Além disso, a pia ainda conta com uma peça no início do canal que drena a água e retira o sabão.

4. Coletor de água da chuva

Com as notícias de que em breve a água pode se tornar escassa em nosso planeta ter um coletor de água pessoal até que não seria uma má ideia.



Créditos da Foto: Ideias Green

5. Invenções israelenses para aproveitar melhor água

Os israelenses inventaram um filtro que limpa a água em apenas 8 minutos e também um luminômetro portátil que, em 15 minutos, informa se existe algum elemento tóxico na água. Segundo os inventores os projetos garantem um maior aproveitamento da água já que grande parte do abastecimento de Israel vem de fontes subterrâneas cada vez mais poluentes.

6. Irrigação subterrânea

Para enfrentar os períodos de estiagem de chuva e também poupar água foi criado o Airdrop Irrigation que usa uma pequena turbina para coletar o ar e enviá-lo para o interior do equipamento. A rápida redução de temperatura do ar faz com que ele inicie o processo de condensação, o que gera água,que é bombeada para as raízes das plantas.

7. Fonte de água potável

De acordo com um a pesquisa do projeto Solarball, uma em cada oito pessoas do planeta não possui água potável. O dispositivo foi criado para ser capaz de produzir até 3 litros de água potável por dia. É só inserir a quantidade de água contaminada desejada no recipiente e colocá-lo no sol.

8. A água pura baseada em fezes de vacas

Por conta dos problemas da falta de água em países do terceiro mundo um inventor criou uma máquina que utiliza como fonte de energia fezes de vacas. O incrível é que a invenção faz qualquer tipo de líquido virar água potável.

9. Lavadora usa 90% menos água

A máquina de lavar Xeros utiliza muito menos água do que a convencional e consome um terço de detergente em relação aos modelos convencionais. Além de economizar água, a máquina usa um terço de detergente junto com bolinhas de plástico de 0,3 cm, que podem ser reutilizadas muitas vezes.

10. Banheiro seco

A tecnologia têm esse nome porque não usa e nem desperdiça água do vaso sanitário. Simples e econômico, o banheiro seco é consagrado em diversos países do mundo e utilizado desde a antiguidade. Além disso, os dejetos humanos viram adubo orgânico o que ajuda também na agricultura.

Introdução ao Blog Água Rara


Créditos da Foto: Química.com.br

Fizemos este blog com o intuito de levar para o nosso país (e, quem sabe, para o nosso mundo), a consciência de que:
  • Estamos em uma crise hídrica sem precedentes;
  • A água potável está se tornando uma raridade;

Créditos da Foto: Escola Britannica

  • O acesso à água está ficando extremamente limitado para todos;
  • A economia de água é vital para nossa sobrevivência.

Esperamos que curtam nossas postagens pois as mesmas são feitas com muita esforço e dedicação.